data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Se os partidos ainda discutem internamente suas candidaturas para o pleito municipal do ano que vem, o eleitor já pode se antecipar, evitar filas e fazer a sua parte para estar apto a votar. Faltando um ano para o primeiro turno das eleições, o movimento na sede da Justiça Eleitoral de Santa Maria, na Avenida Medianeira, ainda é baixo. O prazo para a emissão da 1ª via do título ou trocar de domicílio eleitoral se encerra em maio de 2020.
- Entendemos que é um período que poderia ter uma procura bem maior da população, tendo em vista a facilidade e a rapidez do atendimento. Esperamos que o eleitor venha o quanto antes para colocar em dia o seu cadastro sem nenhum contratempo para a eleição - afirma o chefe de cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinicius Teixeira.
Apesar de o cadastramento biométrico ainda não ser obrigatório para as eleições de 2020 em Santa Maria, todas as pessoas que fizerem algum procedimento na Justiça Eleitoral já saem com a biometria realizada. Atualmente, dos mais de 202 mil eleitores do município, 4 mil a menos que no pleito passado, 114 mil já estão com o cadastro biométrico em dia, cerca de 56% do eleitorado. Somente de novembro de 2018 - mês seguinte da eleição passada - até agora, mais de 46 mil eleitores passaram pela atualização.
Na eleição do ano passado, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) repassou ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE) dados de todos os eleitores gaúchos, incluindo digitais, assinatura e foto. Por isso, antes de votar, muitos eleitores se identificaram biometricamente, mesmo sem ter feito o cadastramento. Entretanto, o procedimento não exclui a necessidade dessas pessoas procurarem a Justiça Eleitoral para verificar se o processo foi válido.
- O objetivo é que aqueles eleitores que foram identificados satisfatoriamente e que tenham as informações atendendo os padrões mínimos que são exigidos tenham o atendimento agilizado, porque podemos aproveitar esses dados de modo que não precisamos fazer toda a coleta novamente. Isso dá mais rapidez ao atendimento aqui na Justiça Eleitoral - explica Vinícius.
FIQUE ATENTO
Confira os documentos para a emissão da 1ª via do título de eleitor, para troca de domicílio eleitoral ou emissão da 2ª via. O atendimento é realizado na sede da Justiça Eleitoral de Santa Maria, na Avenida Nossa Sra. Medianeira, 2053. O prazo acaba em maio.
Documentos necessários para emissão da 1ª via do título de eleitor
- Carteira de identidade (em bom estado e sem abreviação de nomes tanto do titular quanto dos pais)
- Comprovante do Alistamento Militar (CAM) para homens maiores de 18 anos
- Comprovante de residência original com prazo de até 3 meses anteriores ao dia do atendimentO
Documentos necessários para a emissão da 2ª via do título ou transferir o domicílio eleitoral
- Carteira de identidade (em bom estado e sem abreviação de nomes tanto do titular quanto dos pais)
- Comprovante de residência original com prazo de até 3 meses anteriores ao dia do atendimento